sexta-feira, 26 de junho de 2009

Seja bem vindo a este Blogue! Criei-o com o intuito de se discutirem assuntos sérios sobre o nosso concelho, sobre o que nos preocupa, apresentarmos sugestões, e outras coisas, sempre com muito respeito.

O nome está precisamente relacionado com o denunciar, discutir, anunciar - para que se oiça!

O "Trombeteiro"

78 comentários:

  1. Estou com uma insónia horrorosa e para passar o tempo resolvi vir ler o que andam a dizer no Blog “avereadoracareca”. Fiquei, entretanto, a saber da criação deste novo Blog e resolvi mudar-me para aqui, gosto bastante mais deste nome, acho que está mais de acordo com alguns e bastante interessantes comentários que li no Blog “averedoracareca”. Os meus parabéns a quem criou este Blog, o nome é MUITO PORREIRO, PÁ!

    Não costumo ter muitas insónias, mas deste que tenho a “ZOEIRA” ali do outro lado da rua, que ando muito afectada, muito “eléctrica”, parece que tenho a zoeira na cabeça, no corpo, nas veias, nos zovidos (os meus ouvidos já se transformaram em zovidos, de zoeira, percebem?). Ando com os nervos à flor da pele, irrito-me com muita facilidade, impaciento-me por tudo e por nada, não tenho um sono descansado e tranquilo, acordo cansada e depois ainda tenho que gramar para aí com uns comentários infelizes de uns e outros, que até me perguntam porque é que não comprei casa em Cachopo? Haja paciência!...
    E ainda...
    Ouvir ruídos de obras não autorizadas:
    Na outra noite eram cerca das 03:30 da manhã acordei sobressaltada com um grande ruído, como se estivessem a cerrar metal ali ao lado da minha cama. Sabem o que era? Andavam numa grua uns indivíduos a cerrar, aparafusar, sei lá o que é que estavam a fazer naquele placard do cinema digital da “ZON, Lusomundo”, do lado da estrada, sei é que faziam muito barulho. Garanto-vos que o “cagaçal” era enorme e que telefonámos para a Polícia. Agora digam-me acham que são horas para fazer aqueles trabalhos ruidosos? É ou não uma enorme falta de respeito pelos que aqui vivem. Foi muito engraçado, ver a atitude daqueles senhores quando foram informados pelos seguranças do Plaza que a polícia se estava a aproximar, desligaram o motor do veículo que tem a grua e ficaram lá em cima muito sossegadinhos para ver se a polícia não os topava, mas topo-os porque a localização deles tinha sido dada à polícia. E depois da Polícia se ir embora calculam o tempo que eles levaram para tirar o veículo, acelerando para provocar ainda mais ruído. Só sei é que passou uma hora e continuavam a trabalhar noutro local, mas como aquilo é um espaço aberto e o material é metal, o ruído provocado continuava a incomodar-me bastante e tive que voltar a ligar para a polícia a solicitar nova intervenção. Nessa noite não consegui dormir mais, fiquei sobressaltada, agitada e o meu dia de trabalho foi uma “maravilha”, com uma enorme cabeça de melão oca por falta de descanso. É bom, não é??... Mereço, não mereço?

    Mas mudemos de assunto, têm visto por aí o nosso ilustre Presidente, o Sr. Mestre em Economia Rural, Arqt.º Paisagista e Eng.º Agrónomo José Macário Custódio Correia, que entre muitos outros cargos foi:

    - Deputado na Assembleia da Republica (1991-1995)

    - Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde (1990 - 1991)

    - Secretário de Estado do Ambiente e Defesa do Consumidor (1987-1990)

    - Secretário de Estado do Ambiente e dos Recursos Naturais (1986 a 1987)


    - Vice-Presidente e depois Presidente do Serviço Nacional de Parques, Reservas e Conservação da Natureza.

    (informação retirada do CV do candidato publicado em http://www.macario-faro.com/public/FilesCollections.php?section_id=16)

    Que mergulhou nas águas sujas do rio Tejo para provar que não estavam poluídas e que diz que beijar uma mulher que fuma é o mesmo que lamber um cinzeiro.
    Se o virem avisem-me porque preciso dele, preciso que ele mande silenciar a Zoeira que licenciou e digam-lhe para me responder ao e-mail que lhe enviei no dia 05 de Junho, no dia da abertura do “Tavira Gran-Plaza”. E já agora relembrem-lhe o texto, para o caso de ele não ter tido, ainda, tempo de o ler e que foi o seguinte:

    (continua)

    ResponderEliminar
  2. (continuação - texto do e-mail enviado):

    “O propósito deste meu e-mail é simplesmente o de lhe agradecer bastante pela “bomba” ruidosa que permitiu que fosse colocada à minha porta.

    Há pessoas com muita sorte, tinham uma pedreira à porta cujo ruído as incomodava e conseguiram com que a pedreira fosse fechada e livrarem-se do ruído, o que considero óptimo, afinal todos temos direito ao nosso bem estar e a viver com qualidade de vida.

    Depois há as pessoas com muito azar, escolheram um local calmo, campestre e muito aprazível para morar, e de repente vêem-se confrontadas com um ruído horroroso e muito incomodativo proveniente da central de ar condicionado do novo centro comercial “Tavira Gran-Plaza”, que V.Exa. na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Tavira autorizou, sem a mínima preocupação pela salvaguarda da saúde humana e o bem-estar das populações, que constitui uma tarefa fundamental do Estado, conforme enunciado no Decreto-Lei n.º 9/2007 de 17 de Janeiro.

    Espero que consiga avaliar a minha profunda angústia, afinal fugi do ruído, pois residia numa avenida extremamente barulhenta (na Dr. Eduardo Mansinho) e agora colocaram-me o ruído à porta!.... Que grande bónus este, não concorda?”

    Aflige-me o seu silêncio, ainda não sei se concorda ou não, porque, até hoje, ainda não me respondeu. Será por eu não ser eleitora em Faro? Ou será porque anda muito ocupado com a campanha e em fazer coligações lá por Faro?...

    Sim, é porque o nosso Presidente vai ter muito trabalhinho em convencer os farenses a votarem nele, principalmente aqueles que venham a ler os comentários no famoso Blog: “avereadoracareca.blogspot.com”

    Termino com a transcrição de duas afirmações constantes na declaração Política do candidato Macário Correia para as Eleições Autárquicas para a Câmara Municipal de Faro:

    “O diagnóstico revela uma cidade em depressão, parada e com muitas mazelas no corpo.”

    Afirmação muito curiosa esta, é que pelo que tenho lido no Blog “avereadoracareca”, parece-me que podemos afirmar sem exagero que cá por Tavira o diagnóstico revela uma cidade em progressão e em crescimento desenfreado sem olhar aos meios para atingir os fins, com a população e, principalmente, os funcionários da Câmara, em depressão, com medo e com muitas mazelas na alma.

    “Mas é preciso meter mãos à obra e dar aos farenses entusiasmo e motivação e aos algarvios o mérito de terem uma cidade regional de referência, em pé de igualdade com as outras regiões europeias.”

    Quando se refere em dar aos farenses entusiasmo e motivação, será que se refere ao mesmo entusiamo e à mesma motivação que deu à maioria dos tavirenses que escrevem no Blog “avereadoracareca”?

    Cumprimentos a todos, agora vou ver se já conseguirei adormecer...

    Noélia

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Ontem tentei publicar uma resposta a uma pergunta constante no Blog do candidato Macário Correia, no site: http://macario-faro.com, mas é curioso, não consegui. Hoje voltei a tentar e consegui, mas a mesma não fica disponível para consulta. Porque será? Será, ainda, o famoso lápis azul a funcionar?

    A pergunta é: PARA ONDE FORAM TODOS?

    A minha resposta foi que a resposta parece-me óbvia:
    FORAM TODOS VER A ÚLTIMA OBRA LICENCIADA PELO CANDIDATO MACÁRIO CORREIA O "TAVIRA GRAN-PLAZA", sim porque é necessário avaliar "in loco" a grandiosa obra.

    E os que não foram, estão em casa a inteirar-se do que se anda a escrever sobre o candidato à presidência da Câmara Municipal, afim de poderem decidir melhor em quem votar no próximo dia 11 de Outubro de 2009.

    Como as crianças só vão onde os pais as levam, é óbvio que ou estão com eles em casa, ou com eles no "Tavira Gran-Plaza".

    Mas a pergunta merece-me ainda mais a seguinte reflexão:

    Se formos a esta hora (e neste momento são 16:15), aos parques infantis de Tavira, ao Jardim da Àgua, à Praça da República, não encontraremos o mesmo cenário de desertificação que em Faro? É claro que sim! Mas se lá formos de manhã e ao final da tarde aos mesmos locais o cenário será bastante diferente... estarão lá, certamente muitas crianças. Toda a gente sabe que devemos evitar as horas de grande calor a partir das 11:30, até cerca das 17:00. Será que este Sr. quer que as crianças fiquem doentes. Mas eu precebo, essa parte está a cargo da esposa, o Sr. Presidente anda sempre muuito ocupado com a política e depois comete estas ligeiras gafes.

    O problema é que erraram na hora em que foram tirar a fotografia, estava deserto porque estava, certamente muito calor e naturalmente que todos os pais, pessoas responsáveis e preocupados com a saúde e bem estar dos seus filhos não os íam lá levar a essas horas em que os médicos aconselham a permanecer em casa, ou em locais frescos. Estarei errada Sr. Candidato?

    Mas já agora, se o Sr. se preocupa tanto em promover o conatcto das crianças com o ar livre, com a natureza, porque é que aprovou um centro comercial em Tavira tão fechado, com tão pouca entrada de luz natural, sem entradas de ar (excepto nos parques de estacionamento), com um parquezito infantil lá ao fundo junto á loja do cidadão, num ambiente muito obscuro?
    Não é que devesse aprovar um igual ao FÓrum Algarve, mas poderia ser do mesmo género, trata-se de um espacço bastante mais arejado e saudável, não concorda? O Sr. Não pode é andar a licenciar obras daquela invergadura e depois pedir ás pessoas para não irem para lá, e para irem para os espaços ao ar livre!... E como o tempo disponível, cada vez mais escasso das famílias Portuguesas, o mesmo tem que ser muito bem gerido, e nem sempre sobra tempo na parte da manhão ou no final da tarde para ir para esses locais ao ar livre.

    Sugiro que reflita melhor nas questões que coloca.

    Ah, só mais uma coisinha: Na sua qualidade de Ex-Secretário de estado do Ambiente, de de pessoa muito preocupada com a natureza e com as questões ambientais, gostaria de saber o que é que se lhe oferece dizer sobre o facto do Centro Comercial Gran-Plaza ter sempre, desde a abertura até ao fecho a iluninação sempre ligada, devido à falta de aproveitamento desse recurso que nós Algarvios temos de sobra, o sol, visto terem construído um caixotão enorme e muito fechado.

    Em pleno século XXI, com os problemas ambientais que se colocam cada vez mais, com enormes quantidades de gelo a derreter nos pólos,com os alertas que com tanta frequência são lançados, é esta a forma de mostar preocupação em poupar os recursos naturais e evitar o aumento da poluição e do buraco da camada de ozono que nos protege, entre outros problemas que afligem cada vez mais a sociedade e os investigadores nestas áreas?


    Os meus cumprimentos,
    Noélia
    2009/06/28
    16:20

    ResponderEliminar
  5. Onde estão as pessoas corajosas da minha terra? Ninguém mais se atreve a escrever neste BLOG? Compreendo-vos, aqui não colocaram a hipótese de anonimato, não foi?

    Sr. Tombeteiro (criador disto), veja lá é melhor alterar as coisas, caso contrário o seu Blog não singrará.

    Noélia
    2009/06/29
    22:40

    ResponderEliminar
  6. Viver em Cachopo não deve ser assim tão mau, dona "Politicamente correcta"
    Estou de Volta.
    A. Antunes
    Ps. Concordo que este mail tem um nome mais respeitador, e espero que seja um local para discutir idéias e não apenas para lamechices, Ai Noelinha Noelinha, muito chora.
    Quanto à cabeça vazia, bem isso comentarei à próxima...
    Cumprimentos Bloguistas

    ResponderEliminar
  7. E já agora, o autor/a do blog não tem nada a dizer?

    ResponderEliminar
  8. Oh meus caros bloguistas,

    Já estava com saudades vossas, não tenho tido tempo para escrever. Ai que giro, até me chamam Noelita, olha que nunca me chamaram assim... será bom sinal?

    Então meu caro Sr. Antunes como está? Bem disposto? O Sr. conhece-me, certo? Então mas porque é que diz que choro tanto?
    Acredito e tenho a certeza de que viver em Cachopo não deve ser nada mau, mas não está nos meus planos.
    Olhe não me incomodo nada que me chame de "Politicamente correcta".

    Qundo disse de cabeça vazia, foi devido ao efeito que o cansaço provoca, porque o conteúdo, as ideías, essas estão cá todas e não param de fervilhar!... Mas estou curiosa quanto ao seu comentário.
    Vê hoje não chorei, antes pelo contrário, tive um dia muito gratificante e estou muito contente. Por isso não vou falar de tristezas.

    O António Aleixo é que dizia:

    "Se pedir, peço cantando
    sou melhor atendido assim,
    porque se pedir chorando,
    ninguém tem pena de mim!"

    Cumprimentos a todos, espero voltar em breve!

    ResponderEliminar
  9. Parabéns D. Noélia
    è esse espírito mesmo que faz falta.
    E ironias à parte muitos parabéns pela forma educada com que sempre respondeu às minhas provocações, acredito que não tenha sido fácil, mas mostrou que é uma senhora, mais uma vez os meus parabéns. Não tenho nada pessoal contra si, até porque honestamente penso que não a conheço, apenas nos primeiros comentários me fez lembrar aquelas personagens de novelas muito boazinhas, tão boazinhas que até enjoam, faz falta um pouquinho mais de agressividade, por vezer ser apenas políticamente correcta não chega.
    Mas acho bem que se queixe, pois um dos males deste país é que os pequenos são mal tratados e além de choramingarem nada mais fazem para se defender.
    Até logo
    Mas continuarei a ler o Blog, e se fizer falta tb voltarei a criticá-la. (è o preço de escrever no Blog,)
    - Já agora, desejo que consiga que mudem esses aparelhos para voltar a ter mais alguma tranquilidade, a senhora e os seus visinhos.
    E esta, de certo não esperava este mail tão cordial. Mas realmente sensibilizou-me a forma como driblou as minhas provocações.

    A.Antunes

    ResponderEliminar
  10. Este Sr. Antunes tem todo o estilo de gozão, possivelmente não gosta que falem mal do seu querido, Presidente Zé Custódio.
    Espero bem que as pessoas de Faro sejam suficientemente inteligentes para não votarem neste BLUFF.
    Um ex-secretário de estado do ambiente que autoriza coisas como o Gran-Plaza, realmente deixa muito a desejar.
    Continue D. Noélia e não ligue a provocações porque como diz o povo "Vozes de burro não chegam ao céu"

    ResponderEliminar
  11. Caro Sr. Antunes,

    De facto não estava à espera... obrigada pela sua sinceridade.
    E acredito que os responsáveis pelo Gran-Plaza vão tratar das máquinas do ar condicionado. Os meus 6.º, 7.º e 8.º sentidos, os da responsabilidade, do bom senso e do optimismo, têm-me enviado uns magnetismos positivos. Não acredito que os responsáveis pela Martifer, uma empresa de grande dimensão e projecção nacional e internacional, que aje numa lógica de desenvolvimento sustentável nas vertentes económica, social e ambiental possam estar descansados nas suas casas sabendo que há pessoas muito incomodadas com uma situação destas, cuja resolução depende apenas de uma palavra deles. Sorte a nossa nesse sentido, calhou-nos uma grande empresa, com muitas responsabilidades e se numa primeira fase não me "passaram cartão", não acredito que vão continuar nessa lina de actuação, precisamente porque têm um grande nome a defender. A situação para eles também não é agradável, e este ruído que se anda a gerar e já anda a ser comentado em Blogs, correndo o risco de chegar aos orgãos de comunicação social, também os deve incomodar bastante. Não acredito, se assim fosse não tinham, seguramente, chegado onde chegaram, que vão permitir que esta situação se prolongue por muito mais tempo. Já lhes dei a garantia que podem contar com a minha luta por esta causa.

    Quanto ao responder às suas provocações, acredite que foi fácil, aparecia-me sempre a resposta pronta a enviar, tipo "serviço expresso"...

    E já agora, não gosto nada de pessoas muito politicamente correctas, irritam-me profundamente, sempre preocupadas com a resposta a dar só para não ficar mal na chapa.

    Também concordo consigo quando diz que neste país se choraminga muito e faz-se pouco. Felizmente não me enquadro nesse leque de pessoas, eu vou á luta, com as "armas" que tenho à minha disposição.

    Cumprimentos bloguistas,
    Noélia

    ResponderEliminar
  12. Caro anónimo das 00:30 de 03 de Julho:

    Acho que o seu "feeling" não está correcto, não me parece nada que o Sr. Antunes tenha no Presidente Zé Custódio o seu ídolo de Presidente...
    E pode ficar descansado, os farenses que conheço, e são muitos, são todos pessoas inteligentes. Muitos já andam a ler nos Blogs "cá da terra", e acredito que muitos estejam a esta hora, tal como nós à espera que o Sr. Presidente Macário e candidato a Presidente Macário se pronuncie sobre estas e outras questões pertinentes.

    Gostava de fazer uma proposta a todos os anónimos, criem uma conta no Google, anónima, escolham um pseudónimo, será mais interessante do que andarmos para aqui, caro Sr. anónimo das... e das... Continuarão anónimos, mas com um nome que vos identificará mais facilmente, opções não faltarão certamente, mas para quem não tiver ideias, olhem e que tal:
    - António Olho Vivo;
    - Augusto Neurónios;
    - Maria Trombeta Incómoda;
    - Serafim Perspicaz;
    - Afonso Etecetera;
    - Joaquim Trombone Luzidio.
    Sei lá que mais... INVENTEM!!
    Vou ficar à espera de ideias brilhantes.

    Para cinzenta já basta a crise em que estamos.

    Inté,

    Noélia

    ResponderEliminar
  13. Mas antes de terminar esta sessão, quero ainda partilhar convosco uma frase interessante que li no outro dia:
    "Nunca se justifiquem, os amigos não precisam e os inimigos não acreditam!"...

    ResponderEliminar
  14. D. Noélia ao que isto chegou, a minha inimiga de estimação a defender-me, (sei que inimiga não se aplica, mas pareceu-me adequado).
    Continua a surpreenderme e a mostrar uma inteligência e uma perspicácea q não é muito normal nos dias de hoje, pois o sr. que anteriormente se referiu a mim não deve ter lido os meus comentários no outro blog, pois se assim fosse não pensáva da forma que afirmou, "E O BURRO SOU EU"
    A. Antunes

    ResponderEliminar
  15. Caros Bloguistas,
    Quero agradecer-vos pelo nível elevado com que se expressam. Assim, sim, dá gosto ler! Poucos, por enquanto, mas bons! Isto promete, ai isso promete...

    ResponderEliminar
  16. Promete promete, mas até agora nada de nada!

    ResponderEliminar
  17. Com contribuições como as do último anónimo, continuará, certamente, com nada de nada! Mas não concordo com ele, porque nada de nada para ele, porque o que aqui já foi dito pela D.Noélia e pelo Sr. Antunes é muito e poderá ser o princípio de muito mais - HAJA CORAGEM!
    E o Sr. "nada de nada" têm alguma contribuição que se veja? Fico à espera!

    ResponderEliminar
  18. Concordo com o último comentário! E já agora se tiver alguma sugestão para algum comentário faço-o e deixe-se de indirectas anónimo do "nada de nada".

    Eu por acaso gostava de lançar aquio um tema para discussão:

    PORQUE SERÁ QUE NÓS OS TAVIRENSES TEMOS QUE PAGAR A ÁGUA MAIS CARA DO ALGARVE E QUIÇÁ A MAIS CARA DO PAÍS???? HAVERÁ POR AÍ ALGUÉM QUE ME POSSA ESCLARECER?

    ResponderEliminar
  19. Ai que eu percebo cada vez menos estas criaturas... se as coisas não são boas e não têm a qualidade que acham que deviam ter - reclamam. Se as coisas têm qualidade, reclamam, mas afinal o que é que pretendem?

    Temos a melhor água da Europa, temos uma água especialíssima, que leva um tratamento para prevenir doenças como Alzeimer e Parkinson, que promove a eliminação de toxinas, ajuda a combater a celulite, combate o colestrol, leva também umas fibras para ajudar a regular o trânsito intestinal, aumenta o bom humor e a criatividade, rejuvenesce, torna a pele mais macia e brilhante, promove o rejuvenescimento capilar e vós continuais descontentes?

    Não percebo, não percebo... a água, com todas estas qualidades, está quase de borla. Estejam calados, falem baixo, ainda nos põem a água de antigamente que era um bocadinho mais barata, mas é isso que querem, então e a qualidade? Não conta?

    Então não vêem como os Tavirenses estão bem mais saudáveis, mais energéticos, bem humorados e bem dispostos, felizes e de bem com a vida!... Vejam só no outro Blogue ali ao lado o da "vereadoracareca", como as conversas estão animadas e como os Tavirenses estão todos tão satisfeitos com o presidente e transmitem muita felicidade e confiança, vão lá comprovar e ver se não tenho razão...

    Então mas querem acabar com isso? Querem que as pessoas voltem a ser tristes, doentes e infelizes?

    Eu, na minha provecta idade, garanto-vos que estou muito melhor, rejuvenesci bastante, até parece que perdi para aí uns 15 anos.

    Não queiram acabar com esta água tão boa, olhem que nem essas águas que andam para aí nos supermercados são tão boas, essas das formas e dos sabores, a àgua da rede de Tavira é que é!

    Vejam lá que eu até sei que as consultas no Centro de Saúde desceram bastante. Então e isso não é bom? Vão lá implicar com outra coisa, por favor.

    Ah, e já me esquecia, as termas por todo o país perderam muita clientela, é ver autocarros cheios de pessoas que vêem para tavira, só para beber a nossa água e tomar banho com ela. Isto é uma grande riqueza que nós temos!

    Prudência, meus amigos, muita prudência com os comentários e com as perguntas inoportunas. Olhem que se pode virar o feitiço contra o feiticeiro!

    ResponderEliminar
  20. D. Prudência,

    Gostei muito do seu exercício para explicar porque é que afinal pagamos mais. Não é que vistas bem as coisas, com tantos benefícios, acabamos por concluir que a água até está barata...

    Que bom seria se fossem esses os reais motivos. Diverti-me imenso a ler o seu comentário, também acho que é por aí, qunado não entendemos os verdadeiros motivos, o melhor mesmo é ironizar e brincar com a situação e aguardar pela verdadeira resposta, aquela que gostaríamos de saber mas que teima em não se revelar.

    saudações

    ResponderEliminar
  21. Confesso que não li quase nada. Muito me custou ler parte do intragável primeiro comentário, mas quando cheguei ao "que mergulhou nas águas sujas do rio Tejo para provar que não estavam poluídas" parei porque foi a gota de água: quem mergulho no rio Tejo foi o Marcelo Rebelo de Sousa em 1989.

    ResponderEliminar
  22. Tens razão, foi o Marcelo. Se fosse o Macário a mergulhar no tejo, penso que seria um grave problema de poluição, ao qual o rio não estaria preparado.

    ResponderEliminar
  23. Exmo Sr. Eusébio,

    Quero pedir-lhe desculpa por lhe ter causado tanto incómodo com o meu relato e acho que concordo consigo. Provavelmente não haveria necessidade de tanta descrição. Mas acredite, para quem não sente os problemas na pele, é sempre mais difícil de os entender e nem sempre é fácil transpor para a escrita de forma mais agradável tudo aquilo que nos incomoda. No seu lugar acredito que também me sentiria aborrecida, mas não deixaria de entender o incómodo do outro e de tentar colocar-me no lugar dessa pessoa. Hoje eu, amanhã o Sr., quem sabe o que o futuro nos reserva!...

    Apeteceu-me partilhar com estranhos e conhecidos o que me vai na alma, se não o fiz da forma mais interessante, lamento.

    Quanto à segunda parte da questão, o meu terrível erro, a gota de água. Veja lá aos anos que ando equivocada com esta questão, desde que o Eng.º Macário veio candidatar-se pela primeira vez à presidência da Câmara Municipal. Não sei porquê mas meti na cabeça que tinha sido ele a mergulhar no Tejo.

    Mas este meu erro deve ser entendido de forma muito positiva porque foi uma atitude que gravei porque a admirei, se me enganei na pessoa e transpus essa atitude para uma pessoa que, afinal não foi a autora desse acto, deverá ser entendido como um elogio, porque foi um acto de coragem, no meu entender.

    Por outro lado, visto tratarem-se de pessoas do mesmo partido político, ambos dão a cara pelas causas em que acreditam, são homens de convicções, de trabalho, de empenho, não me parece ser assim um erro tão grave que faça com o Sr. fique tão indignado.

    Agradeço-lhe bastante a correcção, afinal, "mais vale tarde do que nunca" e vou ter que retirar esse facto que tinha colocado no currículo do Eng.º Macário Correia, mas que afinal pertence a outro cujo nome também começa por "M" (lá se vai mais um ponto...).

    E fico por aqui porque não quero ser responsável por mais nenhuma insdisposição.

    Mas antes tenho só que elogiar a forma bem humorada como o anónimo anterior (das 19:47), comentou a sua intervenção.

    ResponderEliminar
  24. Obrigado Sra, Noélia :)

    ResponderEliminar
  25. Não é por nada, mas acho quew este blog não vai singrar! É preciso que o autor faça alguma coisa!!!

    ResponderEliminar
  26. Olá pessoal,

    Também tenho essa impressão, mas aguardemos, também ainda tem poucos dias desde que foi criado. Vim aqui só para vos informar que acabei de publicar um comentário no Blog ali do lado: o da "Veredora careca". Tive que responder àquele simpático...

    Cumprimentos,
    Noélia

    ResponderEliminar
  27. Assim q li o primeiro comentario neste blogue vi de imediato q a autora era tb a autora do mesmo, so pode! Melhor do q escrever tantos comentarios seria fazer posts nao acha? Digo eu sei la...eu tive um blog (simples)nao tematico,e tinha comentarios mas publicava posts regularmente...assim e q se constroi um blog...nao sera assim? E enganei-me por acaso ao dizer q a autora era a Noelia( a qual nem conheço ou ate posso conhecer ja q nesta aldeia maiorzinha conhecemo-nos quase todos!)?

    MJ - Tavira

    ResponderEliminar
  28. Caro/a anónimo/a MJ,

    Não sei se o/a desiludo ou não, mas não sou a autora do Blog. Por acaso fui a primeira a escrever aqui, coincidências, ou talvez não...
    quanto às outras questões, olhe não sei, nem me interessa. Não sou especialista, nem entendida em nada disso. Mas gostava de ser, talvez quando tiver mais tempo disponível, quiçá...

    Nunca escrevi num Blog, e de vez em quando visitava e visito dois:

    A Terra do Sol
    e, se não estou em erro (há já algum tempo que não o consulto), a praçadarepública em Beja (ou algo assim do género).

    Recentemente, muito recentemente é claro que vou ler o que se anda a comentar e comentar na "vereadoracareca".

    Mais algum esclarecimento? E, claro, é muito provável que saiba quem sou, é como diz vivemos numa aldeia.

    Cumprimentos,

    Noélia

    ResponderEliminar
  29. Diverti-me muito quando no fim de semana ouvi nas notícias que o Algarve estaria com alerta amarelo por causa do calor e do risco de incêndio, não é que o facto em si tenha alguma graça, mas sim a coincidência da Protecção Civil aconselhar as pessoas a irem para os centros comerciais nas horas de maior calor, porque são locais frescos. Relacionei imediatamente com o comentário da D. Noélia àquela pergunta no Blogue do Macário para as autárquicas em Faro "Para onde é que foram todos?" Lembram-se? Mas que coincidência extraordinária.

    Independentemente de quem seja o autor deste Blogue, parece-me bastante mais importante a qualidade dos comentários e o conteúdo dos mesmos.

    Cumprimentos
    "O Trombeteiro"

    ResponderEliminar
  30. http://taviranoxxi.blogspot.com

    Eu gosto é deste blog!

    ResponderEliminar
  31. Susana,
    Também gostei e já lá deixei 2 ou 3 comentários. Deixa ver se serão publicados...

    ResponderEliminar
  32. PORQUE SERÁ QUE NÓS OS TAVIRENSES TEMOS QUE PAGAR A ÁGUA MAIS CARA DO ALGARVE E QUIÇÁ A MAIS CARA DO PAÍS???? HAVERÁ POR AÍ ALGUÉM QUE ME POSSA ESCLARECER?

    Quando li esta pergunta, publicada por um anónimo no dia 3, esperava bastantes intervenções, afinal trata-se de um assunto que incomoda bastante os Tavirenses e afinal, como dizia no outro dia um anónimo nada de nada!

    Já ninguém tem nada a dizer? Já foi tudo dito?

    Então e a comentadora n.º 1 deste Blog, não tem nada a dizer?

    Estou à espera! Venham de lá esses comentários.

    O Trombeteiro

    ResponderEliminar
  33. Sugestão:

    http://www.observatorioafr.org

    http://www.apfn.com.pt

    ResponderEliminar
  34. Sr. Trombone,

    Não vê qu'isso dos comentários dá muita trabalheira!...

    ResponderEliminar
  35. Assunto: A factura que pagamos à “Tavira Verde”

    Numa tentativa de responder ao repto lançado, no passado dia 10 (22:39) pelo autor do Blogue “Boca No Trombone”, escolhi os artigos 1.º, 9.º, 48.º e 81.º da CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA (VII REVISÃO CONSTITUCIONAL – 2005), para iniciar o meu comentário, os quais transcrevo abaixo:

    Artigo 1.º
    (República Portuguesa)

    Portugal é uma República soberana, baseada na dignidade da pessoa humana e na vontade
    popular e empenhada na construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

    E repito:

    “(...) e empenhada na construção de uma sociedade livre, justa e solidária.”


    E agora o eco:

    “(...) de uma sociedade livre, justa e solidária.”


    Artigo 9.º
    (Tarefas fundamentais do Estado)

    São tarefas fundamentais do Estado:

    d) Promover o bem-estar e a qualidade de vida do povo e a igualdade real entre os portugueses, bem como a efectivação dos direitos económicos, sociais, culturais e ambientais, mediante a transformação e modernização das estruturas económicas e sociais;

    Artigo 48.º
    (Participação na vida pública)

    1. Todos os cidadãos têm o direito de tomar parte na vida política e na direcção dos assuntos públicos do país, directamente ou por intermédio de representantes livremente eleitos.
    2. Todos os cidadãos têm o direito de ser esclarecidos objectivamente sobre actos do Estado e demais entidades públicas e de ser informados pelo Governo e outras autoridades acerca da gestão dos assuntos públicos.


    Artigo 81.º
    (Incumbências prioritárias do Estado)

    Incumbe prioritariamente ao Estado no âmbito económico e social:
    a) Promover o aumento do bem-estar social e económico e da qualidade de vida das pessoas, em especial das mais desfavorecidas, no quadro de uma estratégia de desenvolvimento sustentável;

    d) Promover a coesão económica e social de todo o território nacional, orientando o desenvolvimento no sentido de um crescimento equilibrado de todos os sectores e regiões e eliminando progressivamente as diferenças económicas e sociais entre a cidade e o campo e entre o litoral e o interior;

    ===========X==========X===========

    Depois da transcrição dos artigos acima, que espero tenham lido com muita atenção, torna-se mesmo muito difícil percebermos porque é que temos que pagar uma factura mensal tão elevada à Empresa Municipal “Tavira Verde”.

    Também eu procuro, há muito, perceber o porquê, as reais razões para que se verifiquem tamanhas discriminações entre cidadãos Portugueses, residentes na mesma região (Algarve) e em que o fornecedor da água é o mesmo (Águas do Algarve) e porque é que nós (Tavirenses) temos tantas taxas associadas ao consumo da água.

    Garanto-vos que é uma questão que me preocupa, e que desde 2006 que procuro uma resposta, que em rigor, já me foi dada (mas que confesso não me convenceu totalmente).

    Compreendo, perfeitamente, que temos que pagar pelos serviços que nos são prestados, só não consigo perceber porque é que nas outras autarquias é possível cobrar substancialmente menos, pela prestação dos mesmos serviços. Será que a única autarquia que sabe fazer bem as contas é a de Tavira?

    Quero partilhar convosco o conteúdo (quase integral) da reclamação que enviei em 25/09/2006 ao IRAR – Instituto Regulador de Águas e Resíduos, contra a Empresa Municipal de Ambiente – “Tavira Verde”:


    (continua já a seguir)

    ResponderEliminar
  36. TRANSCRIÇÃO (da reclamação apresentada):

    (...) a fim de apresentar a minha reclamação contra a introdução de taxas de cobrança de lixo, numa correspondência directa com os escalões de consumo de água, por considerar esta situação profundamente injusta e não a conseguir enquadrar nos artigos 1 e 3 da Lei n.º 23/96 de 26 de Julho que define a água como um bem de consumo de 1.ª necessidade, tratando-se o seu fornecimento, de uma prestação de serviço público essencial, na qual o prestador do Serviço deve ter em conta a importância dos interesses dos utentes que se pretende proteger. Não me parece que esta seja uma medida de protecção dos interesses dos utentes, ao usar a quantidade de água consumida para cálculo do consumo e cobrança da recolha do lixo!

    E, como se já não bastasse, de entre 7 (sete) concelhos vizinhos, localizados na mesma província já pagarmos em Tavira a água a um preço bastante mais elevado, ainda nos criaram mais estas taxas de cobrança de lixo, o que vem provocar um grande aumento na factura mensal do consumo de água, uma grande injustiça e discriminação social (comparativamente com os nossos vizinhos residentes nos outros concelhos). Afinal, nós não podemos escolher outro fornecedor de abastecimento de água.

    (...)

    Por muito poupados que sejamos há uma quantidade de água que tem sempre que ser consumida e que não envolve, no meu entender, produção de lixo como já referi na reclamação apresentada, pelo que solicito a anulação destas taxas de cobrança de lixo por escalões e paguemos apenas a taxa de lixo fixo como até aqui se verificava ( e que também sofreu um aumento de 2.13 para 2.25 Euros, cerca de 6%).

    De salientar que o aluguer do contador também sofreu um aumento súbito de 35%, passou de 2.83€ para 3.82€, para além de que também foi criada uma taxa de saneamento fixo de 1,00€, que até aqui não existia.

    Os mapas para os diversos consumos (10, 15, 20, 25, 30 e 35 m3), que junto anexo, demonstram bem a injustiça que esta medida veio introduzir. Os valores falam por si e julgo que dispensam mais considerações!

    Anexo também a fotocópia do folheto da empresa Tavira Verde que me foi enviado juntamente com a factura de Março, cujo título é precisamente “o porquê dos Aumentos”.

    Após uma leitura atenta do mesmo na tentativa de perceber esse porquê, confesso que continuei com dúvidas. A explicação dada pela empresa Municipal de Ambiente Tavira Verde para os aumentos verificados, foi que: “O equilíbrio financeiro destas prestações de serviços é indispensável para o seu funcionamento e é um imperativo legal.” Pergunto: que imperativo legal é este que permite que se verifiquem aumentos tão avultados? Outra justificação dada foi a de que “No que respeita à água e para os consumidores domésticos o aumento foi de 17,3% e foi feito exclusivamente na parte fixa da tarifa. Destinou-se a cobrir a inflação e o aumento de 17,6% que as Águas do Algarve fizeram na água que nos vendem.” Ora, esta justificação criou-me a necessidade de querer saber qual é o preço da água cobrada pelos outros municípios, dado que julgo que a empresa de Águas do Algarve pratica a mesma tabela para todo o Algarve!...

    Termino com a transcrição da alínea d) do artigo 9.º da Constituição da República Portuguesa, referente às tarefas fundamentais do Estado:

    “d) Promover o bem-estar e a qualidade de vida do povo e a igualdade real entre os portugueses, bem como a efectivação dos direitos económicos, sociais, culturais e ambientais, mediante a transformação e modernização das estruturas económicas e sociais;”


    e sublinho:
    “(...) e a igualdade real entre os portugueses (...);”


    Aguardando a prezada resposta de V.Exas.

    (...)

    (FIM DE TRANSCRIÇÃO)
    _________________________

    (continua já a seguir)...

    ResponderEliminar
  37. (continuação):

    Informo-vos que, também, apresentei uma reclamação no livro de reclamações da “Tavira Verde”, que é pública, está lá registada com os n.ºs: 7090877 e 7090878 de 08/09/2006.

    Termino, igualmente, com uma pergunta:

    Depois de tudo o que referi, onde é que conseguimos aqui encontrar os sinais de de uma sociedade livre, justa e solidária, conforme o referido no artigo 1.º da NOSSA CONSTITUIÇÃO, (e que transcrevi no início do meu comentário)?????????????


    Esclarecimento:
    Quando me referi a 7 concelhos vizinhos, foi baseado numa tabela comparativa que elaborei, tendo como base os valores cobrados na altura nos concelhos vizinhos de V.Real St.º António, Castro Marim, Olhão, S. Brás de Alportel, Faro, Loulé e Albufeira.


    Como podem constatar, não vos pude trazer nenhum esclarecimento adicional à questão colocada, sou apenas mais uma Tavirense incomodada com esta realidade, e cuja resposta gostava de conhecer com rigor.

    Só mais um pormenor (muito importante), não estou interessada em saber quem são os sócios minoritários da “Tavira Verde”, interessa-me saber é que o sócio maioritário é a Câmara Municipal de Tavira que representa os Tavirenses e os interesses dos Tavirenses (que deverá proteger), mas que ao que parece não tem vindo a acontecer. E, mesmo assim, ainda conseguiu ser distinguida com a bandeira de autarquia familiarmente responsável (que critérios terão sido usados?!...)


    ÁGUA FIXA, LIXO FIXO, SANEAMENTO FIXO... O QUE É QUE FALTA???

    Qualquer dia é o AR FIXO, o SOL FIXO, a CHUVA FIXA, a FAMÍLIA FIXA!... (sei lá!...)

    Com que mais coisas fixas nos brindarão, ainda?!...

    Hoje fico por aqui, mas tenho muito mais para revelar e partilhar convosco.

    Estejam atentos.

    P.S.

    - Sr. Sebastião, desculpe lá mas gosto de escrever. E o Sr. parece que não gosta de ler coisas muito extensas. Vá lá ao outro Blog da "Vereadoracareca", onde os comentários não são tão extensos, nem tão cansativos. Eu compreendo-o, fique descansado!... "Não podemos agradar a Gregos e a Troianos!"

    Sr. Trombeteiro,
    E agora, está mais satisfeito? Não me desafie! Olhe que ainda lhe entupo o Blogue...

    Até breve,

    Noélia

    ResponderEliminar
  38. Sra. Dona Noélia, finalmente alguém que está empenhada de modo efectivamente sério em fazer criticas construtivas e elogios sinceros!
    Concordo plenamente consigo e é verdadeiramente uma enorme vergonha aquilo que se passa nas nossas facturas da Tavia Verde.
    E para mim, ainda pior que as taxas fixas,é o facto do serviço em si, ao invés de ter melhorado substantivamente, não, piorou e de que maneira. Pagamos para piorar?!?

    Há pouco mais de duas semanas, na minha rua, a Tavira Verde foi fazer uma desbaratização. No entanto, qual não foi o nosso espanto, quando no dia a seguir pequenas baratinhas "voadoras" continuavam passeando pela nossa rua. No proprio dia ligámos para a Tavira Verde a descrever o sucedido. De facto, passadas umas 2 horas, lá estavam novamente os funcionários.
    Contudo, no dia a seguir as nossas "amigas" lá continuavam.
    Alguns de nós deixaram reclamação no livro "amarelo"...
    No entanto, sou de opinião que isto não basta, já pensei ir fazer queixa à DECO. Se pagamos por um serviço temos todo o direito de o ver executado da melhor maneira!
    Ainda não me fui informar se este assunto será do foro da DECO, mas se for, com certeza que irei fazer uma reclamação.

    Cumprimentos

    Ana

    ResponderEliminar
  39. Boa Noelia, se todos os tavirenses fossem como tu (preto no branco)tavira estava bem melhor, mas nós (incluindo eu, somos uma camada de conformados).
    Gosto muito de ler o que tu escreves, subreendes-te-me com os teus comentários construtivos não conhecia essa tua faceta. Continua!!!! DG

    ResponderEliminar
  40. Caro/a DG (???) e restantes visitantes deste Blogue,

    Esta minha faceta andava a modos que adormecida, mas confesso que ando muito cansada e desiludida com isto tudo. Nos últimos tempos tenho dito muitas vezes que se fosse um pouco mais nova e soubesse o que sei hoje emigrava para um país desenvolvido, daqueles onde se valorizam as pessoas pelo seu mérito e não por serem familiares, amigas, conhecidas de "A", "B", "C" ou "D". Tinha a esperança que o nosso país com a entrada na Comunidade Europeia, com a viragem de século e milénio mudasse bastante, mas infeliz- mente parece que estamos cada vez pior. São os ricos cada vez mais ricos, os pobres cada vez mais pobres, a classe média a ser empurrada para baixo e a pagar a crise, os funcionários públicos a servirem de bode expiatório para os problemas do país. Para umas coisas tem que ser de acordo com as normas da comunidade Europeia, mas para outras nem por isso, aliás, nem deve interessar nada! Porque é que num país onde o ordenado mínimo é a vergonha que é, só os Deputados ao Parlamento Europeu é que tiveram direito a ver os seus vencimentos aproximarem-se dos vencimentos dos seus colegas?

    E nós, não temos esse direito, porquê? Porque é que os nossos vencimentos não se aproximam igualmente dos vencimentos dos nossos colegas Europeus?
    Para umas coisas não há dinheiro, mas para outras somos um país muito rico, é tudo à grande, ele é TGV, ele é uma aeroporto novo, ele é sei lá o quê, só grandes projectos, daqueles que dão nas vistas, esses é que interessam.

    Venha de lá uma epidemiazinha à maneira (lagarto, lagarto, lagarto), e eu sempre queria ver o que é que faziam com o aeroportozinho novo sem passageiros. A pior época para se propagar a gripe será no Outono (ouvi hoje nas notícias), mas só vamos ter vacinas em Janeiro...

    Andaram a fechar maternidades, porque não tinham um mínimo de partos necessários por ano que garantissem a segurança no serviço e agora andam as pobres criaturas a parir nas ambulâncias, com bombeiros obstetras (último curso das Universidades Portuguesas com muito sucesso e muita procura) que já não há problema, é seguríssimo. As grávidas até rezam para conseguirem dar à luz nas ambulâncias, tal é o sucesso deste novo serviço!... Haja paciência, a minha esgotou-se, secou!

    Mas que país é este? Onde é que chegámos, para onde caminhamos?

    Eu se quizer ir para o meu local de trabalho, sou obrigada a ir de carro e demoro em média, com boas condições atmosféricas, cerca de 30 a 35 minutos, dependendo do trânsito. Se necessitar utilizar o comboio não posso, porque passa um às 07:40 e depois parece que é só depois das 9:00. Acham normal? Não conseguem ter um serviço que sirva dignamente a população local, mas querem um TGV.

    Não temos motivos para estar revoltados? Eu tenho! Atingi o meu limite e já não tenho nada a perder, antes pelo contrário, está nas nossas mãos mudar o rumo. Somos nós que temos que dizer BASTA!!! Temos que dar o nosso "grito do Ipiranga", chega de esbanjamentos, chega de desrespeitar o povo honrado, humilde e trabalhador deste país.

    A propósito de país, quero fazer aqui um apelo a todos: quero apelar ao V/sentido de solidariedade e responsabilidade. Não consigo ficar indiferente às últimas notícias sobre as enormes dificuldades que estão a passar os nossos produtores de leite, que não conseguem escoar o produto.
    O meu apelo é para que CONSUMAM LEITE PRODUZIDO EM PORTUGAL. O que é nacional é bom e merece ser defendido. Se não formos nós, quem será?
    Na minha casa só consumimos leite português. Se podemos pagar 0,50 ou 0,60 Euros por um café, se podemos pagar quase 6,00 Euros de taxa de água fixa mensal à "Tavira Verde", por uma quantidade de água que não consumimos, não podemos gastar alguns cêntimos a mais num pacote de leite português, será que não? Têm a certeza?

    Pensem nisso, com carinho, OK?

    Até breve!

    ResponderEliminar
  41. Fiquei muito intrigada com o "fui!" do Mário Ruas... o que quererá dizer?

    será que "fui!", mas volto já!, "fui!" porque estou com pressa!, "fui" porque esta conversa agora não me interessa nada!, ou "fui!" porque não tenho nada para dizer!... ??????

    Mário,
    eu "fui!" porque já disse!...

    Um abraço,
    Noélia

    ResponderEliminar
  42. Esse Mario Ruas é um bom idiota! Gosto do seu ar balofo de intelectual mas sem nada para dizer. É outro que está á espera de tacho caso ganhe o Rui Mira.

    ResponderEliminar
  43. E pronto: tinha que ser!...
    Se não gostam das pessoas, não precisam de as ofender, promovam a crítica construtiva, por favor deixem-se de ofensas pessoais.

    Mário, tens a minha solidariedade - não concordo com nada do que este anónimo das 0:25 disse.

    É melhor mas é que vá ver o blogue que o Mário criou, pode ser que mude de ideia!...

    É o blogue "Tavira tem futuro" e pode aceder através do "Tavira no século XXI".

    E não se esqueçam: moderação na linguagem e respeito pelos outros. Mandar bocas é a parte mais fácil... (e covarde)!

    "O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não."
    Mahatma Gandhi


    Olhem: FUI!!!...


    ...... MAS VOLTO!!!

    ResponderEliminar
  44. Só mais duas frases para reflexão:

    "O covarde nunca tenta, o fracassado nunca termina e o vencedor nunca desiste."
    (Norman Vincent Peale)


    "Os covardes morrem muito antes de sua verdadeira morte. "
    (Júlio César)

    ResponderEliminar
  45. Eu conheço o blog do Mario Ruas, por isso escrevi o que escrevi. E nem fui muito ofensivo sra. Noélia! Mas sinceramente, pessoas dessas metem-me nojo! É por pessoas dessas que o nosso País está como está e não tem melhoras!

    ResponderEliminar
  46. Meu caro anónimo das 11:15 de 20 de Julho, não sei o que é que tem contra o Mário, mas não concordo consigo, não é por causa de pessoas dessas como diz que o nosso país está como está e não tem melhoras.

    O país está como está porque nós deixamos, assistimos a tudo impávidos e serenos. Criticamos e falamos muito, mas na hora da verdade, de promover o encontro da caneta com o papel e reclamar contra o que está mal, recuamos porque isso dá muito trabalho e chatices. Essa é que é a verdade. O que é que todos nós temos feito para mudar as coisas?

    Pense nisso e deixe lá o rapaz sossegado, que embora ele não necessite de advogados de defesa, não gosto da crítica sem fundamentos, sem o "dois mais dois são quatro", entende-me?

    O que é que a maioria faz quando é chamada a pronunciar-se? Fica em casa e não vai votar, é bastante mais cómodo.

    A mudança só depende de nós, mas não é de um só, temos que ser muitos porque a "união faz a força". Mas união para construir um futuro melhor, não é simplesmente apontar o dedo acusador às pessoas sem provas daquilo que afirmamos. Isso não é nada!...

    Da minha parte congratulo-me por ter dado uma pequeníssima contribuição (a tal gota de água no oceano, lembram-se?) para que alguma coisa mudasse. Não sei se repararam mas foi abolido o pagamento do aluguer do contador. Infelizmente essa medida a nós não trouxe nada de novo, porque a "Tavira Verde" resolveu logo a questão de uma forma muito simples e rápida, mudou-lhe o nome para "Água fixa". Repararam certamente nessa alteração na vossa factura, ou não?

    Agora o Governo vai tabelar o preço da água, mas será meramente indicativo, não será obrigatório. A nós, provavelmente, não trará grandes alterações.

    Fiquem bem e até breve.

    Noélia

    ResponderEliminar
  47. Tenho aguardado com alguma expectativa e curiosidade que alguém que tivesse presenciado o acontecimento, respondesse à questão colocada por um anónimo em 10/07/2009 às 23:31 no Blogue:
    http://avereadoracareca.blogspot.com. Mas, já que ninguém se manifestou, até ao momento, quero aqui deixar o meu comentário sobre este assunto:

    Diz o ditado que “os homens não se medem aos palmos!”. Não poderia estar mais de acordo com isto, os homens medem-se pela sua capacidade de respeito que demonstram ter pelos outros, pela capacidade de fazer o bem, pela capacidade em promover a justiça e a igualdade de oportunidades entre as pessoas, pela humildade, e por tantas outras qualidades que poderia aqui enumerar, mas que julgo desnecessário. Mas, é normalmente, em pequenos gestos e em pequenas coisas do dia a dia que os grandes homens se vão revelando.
    O candidato do PS à Câmara de Tavira não é, na minha opinião, nem um grande homem, nem um homem grande. A ideia generalizada que ele tem conseguido deixar nas pessoas é a de ser muito arrogante. Julga-se muito importante por ocupar o cargo de Director que ocupa lá na Segurança Social, um cargo político e mais conhecido por “Job for the Boy”, ou por “tacho”.

    Aqui há tempos, ouvi um relato sobre um episódio em que este senhor interveio, digno de registo, bem demonstrativo do carácter humano deste senhor. Infelizmente não estava presente e não assisti, mas quem me relatou assistiu atónito ao que se passou.

    O episódio teve lugar no Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho onde se encontrava um grupo de pessoas a aguardar a sua vez para ir a uma consulta no âmbito da prática de desporto, neste caso de Karaté. Encontrava-se uma senhora na fila que em virtude de ter o marido muito doente e cheio de dores e tinha que lhe ir dar a medicação, terá explicado a situação à funcionária e terá devolvido a senha informando que não poderia aguardar mais tempo e tinha que se ir embora. Perante a situação a funcionária que lá se encontrava terá proposto que fosse cedida a vez àquela senhora. Todos ouviram, a funcionária disse que por ela não havia problema, atendendo ao motivo invocado mas para perguntar à pessoa que estava a seguir na fila. A pessoa a seguir disse que não se importava, mas nisto sai da fila o Sr. Dr. Jorge Botelho, qual varina de mão na cintura e disse: “Mas importo-me eu, quem é que a Sra. se julga para me passar à frente? Se aqui alguém pode passar à frente de alguém, sou eu!”.

    Gostaram? Eu também! Revelou, ou não revelou o seu grande carácter de "grande homem" (?????!!!....)

    E agora pergunto: precisamente pelo cargo que ocupa, ou pelos cargos que ocupa, este homem não deveria ter sido o primeiro a dar o exemplo e a chegar-se à frente e a dar a vez àquela senhora? Que vergonha! E agora é o candidato a presidente da Câmara Municipal e anda por aí todo sorrisos, a cumprimentar toda a gente. Calculo o grande frete que não será para ele andar a contrariar a sua natureza, mas são os ossos do ofício e agora terá que ter muito trabalho para conseguir chegar ao “poleiro”, se conseguir! Com este tipo de atitudes, parece-me uma tarefa muito difícil...

    Gostaria só de acrescentar que não pertenço a nenhum partido, não tenho cor política, não tenho qualquer ligação a nenhum candidato e não inventei nada. Este episódio foi-me relatado por uma pessoa que assistiu, quanto a mim tenho pena de não ter assistido para perguntar a este Senhor (Senhor ????) se não tem vergonha na cara, e o que é que o facto de ser lá o Director da Segurança Social tem a ver com a prioridade no atendimento? Ele é que devia saber de cor quem é que por lei tem prioridade, e que eu saiba o cargo de Director da Segurança Social não está contemplado...

    Atendendo ao problema apresentado, será que lhe tinha custado muito deixar a Sra. entrar? É assim que demonstra o seu lado humano?

    Sem mais comentários, esta é uma daquelas situações em que os factos falam por si e cada um que tire as suas conclusões.

    Eu cá tirei as minhas, e com o meu voto não conta com toda a certeza!

    ResponderEliminar
  48. Eh, pá! Eh, pá ganda nóia!

    Se as coisas foram mesmo assim, nem preciso esperar pelo fim do jogo para fazer os meus prognósticos: Este já não vai lá!...

    É caso para dizer que "quem semeia vento, colhe tempestade!"

    Almareado, almareado fiquei eu agora, sinceramente Sr. Dr. Botelho, não esperava isto de si!...

    Vou juntar-me ao clube dos almareados e esperar que que isto me passe...

    ResponderEliminar
  49. Mas, afinal de contas o que aconteceu ao Blogue "a vereadora careca"?

    ResponderEliminar
  50. Como assim: o que aconteceu ao blogue "a vereadora careca", não consegui atingir o que pretende dizer com esta pergunta...

    Pode esclarecer melhor?

    ResponderEliminar
  51. Espero que não acreditem num mentiroso qualquer que vem para aqui falar mal do Jorge Botelho sem provar nada.
    O povo de Tavira tem de escolher entre a competência já demonstrada e a falta dela!
    Por exemplo o Actual Sr.Presidente da Junta de Freguesia de Santiago, ainda, ao fim de doze anos de estar na Junta,não sabe a diferença entre o que é a Junta de Freguesia e o que é a Freguesia (território) se vocês repararem à entrada da Freguesia quando se vem de Santa Luzia há um a placa que diz "Junta de Freguesia de Santiago" que deveria dizer "Freguesia de Santiago" o homem é um pouco p'ro fraco das ideias e ainda ninguém lhe explicou que Junta de Freguesia é o órgão a que ele preside e não o território. Enfim, nem todos podem ser bem servidos de uma coisa a que chamam massa cinzenta.

    ResponderEliminar
  52. O anónimo anterior está a referir-se ao anónimo do dia 25 de Julho das 1:43?

    E o Sr. que provas é que tem para afirmar que um mentiroso qualquer vem para aqui falar mal do Jorge Botelho sem provar nada? Que provas é que tem, assistiu à ocorrência e como é que as coisas se passaram? Diga-nos, esclareça-nos!

    Quando faz o seguinte comentário:
    "O povo de Tavira tem de escolher entre a competência já demonstrada e a falta dela!", a que competência é que se refere?

    Que eu saiba ainda nenhum dos candidatos foi Presidente da Câmara e a Segurança Social é a Segurança Social, a Câmara é a Câmara e a Junta de Freguesia é a Junta de Freguesia!...

    ResponderEliminar
  53. Para o Sr anónimo das 22.34, fique sabendo que o Sr. é que não deve ter muita massa cinzenta. Não me diga que é o Sr. Presidente da Junta de Freguesia que anda a colocar as placas na estrada! Ha... mas ele não tem mais nada que fazer sem ser isso ou andar a controlar tais trabalhos, com certeza.
    Ao contrário do outro candidato, ele sim já nos demonstrou muita competência, preocupação e empenho. Agora é criticado, e sabem porquê? Porque é uma pessoa séria, sem discurso programado daqueles que se se "espremer" não sai sumo nenhum (ao contrário de outros).
    Francamente, competência? Competente é um homem que tudo fez para melhorar a freguesia de Santiago, que melhorou estradas, passeios, buracos nas ruas, parques infantis, património histórico e cultural, que sempre teve uma política de proximidade, visitando, DESDE SEMPRE, sempre que podia, os hospitalizados ou acamados (perguntem a qualquer pessoa mais idosa se isto é mentira), indo pessoalmente resolver problemas da Junta, apoiando o desporto, a juventude e sem NUNCA ter vergonha de ser uma pessoa humilde, sem curso superior e de ainda hoje trabalhar atrás de um balcão de café quando precisa de ajudar a família. Um homem que nunca dependeu de tachos, cuja família não depende de tachos, que lutou muito para ser um bom Presidente durante estes 12 anos. Por alguma coisa ganhou as últimas eleições com mais de 60 % dos votos, deixando o Sr. Macário nos 50 %!
    Como tal, o Sr. Rui Amaro não precisa nem nunca precisou do Eg. Macário, de certo agradece o seu apoio e só os petulantes não saberão reconhecer o trabalho do Eg. Macário. Agora não venham dizer que ele vai ser a marionete do Eg. Macário. Se nunca o foi em 12 anos, se inúmeras vezes (consultem as actas da Câmara) e sempre que a sua consciência o impedia não foi a favor do executivo, não irá ser agora, de certo.
    Enfim, felizmente que esta cidade não está assim tão mal e que quando chegar a hora da verdade toda a gente irá pôr a mão na consciência e votar em consciência.

    Bons dias

    ResponderEliminar
  54. Foi com bastante surpresa que li neste blogue(enviado por uma amiga)uma situação que vivi na primeira pessoa.Não só assisti como fui nesse dia o "alvo" do cavalheirismo e simpatia do Sr.Botelho.Toda a situação é veridica!Como referido pelo anónimo de 25 de julho 1.43,simplesmente diriji-me ás senhoras responsáveis pela entrada dos atletas para a inspecção médica,entreguei a minha senha e expliquei o porquê de me ir embora(sem pedir para passar à frente de ninguém).Com bastante simpatia as senhoras resolveram explicar ás pessoas aí presentes a situação...e de repente gerou-se o "caos".A agressividade desse senhor deixou-me sem palavras e quase sem folego.A única coisa que lhe consegui dizer foi"Não pedi para passar á frente de ninguém".Compreendo que após um dia de trabalho e após tanto tempo de espera(com fome de certeza)pessoas com menos paciência e sem autocontrolo possam explodir.
    Agora que está esclarecido,cada um de vós interprete da forma que quiser,pois comentários politicos não faço.

    ResponderEliminar
  55. Calma aí!... O testemunho anterior é completamente falso e é muito grave que falem como se fosse a própria. Eu sou funcionária, assisti aqui à já algum tempo a uma cena que nada tem a ver com o está a dizer.Um senhor, que na altura nem sabia que era Dr. Botelho não foi mal educado, apenas perguntou qual era motivo porque a senhora ia passar à frente e nunca pronunciou nenhuma frase desagradável e muito menos foi agressivo.
    Não acredito que seja a dita senhora que tenha escrito o depoimento atrás descrito, pois não me parecia pessoa que soubesse mecher num computador.
    Atenção, é melhor não virem para aqui com mentiras que comprometem outras pessoas.
    Sejam verdadeiros.

    ResponderEliminar
  56. Atenção:
    É isso mesmo, é como diz a atleta: Sejam verdadeiros! E devia começar precisamente por ela. Se é funcionária no pavilhão, já deve estar a preparar o caminho na esperança de que seja este candidato a ganhar, pois...pois! Sim seja verdadeira e deixe-se de floreados, que sabemos muito bem que o Sr. em causa foi memso muito mal educado e inconveniente.

    O seu comentário é muito triste e já perdeu uma boa oportunidade de ficar calada. E nos dias que correm em que se utiliza o computador com a mesma frequência e facilidade com que se utiliza o autoclismo, devia ter vergonha em estar a fazer juízos de valor e a avaliar a aparência das pessoas com a capacidade de utilizar um computador. Sim senhor, muito credível o seu depoimento. E a sra. por acaso sabe utilizar bem o computador ou teve que pedir para lhe escreverem a mensagem.

    Eu também sei, de fontes fidedigníssimas, que o testemunho é completamente verdadeiro.

    Mas não se preocupe porque a verdade vem sempre ao de cima!...

    ResponderEliminar
  57. Que vergonha Atleta!Mentir como diz,é realmente feio.
    Também faço parte do grupo que assistiu ao que se passou no pavilhão e é com agradável surpresa que vejo tal situação denunciada.
    É claro que o/a Atleta não presenciou o que se passou e muito menos é "a funcionária",pois as pessoas que lá se encontravam sabem bem,que as duas senhoras(e não uma)não são funcionárias mas sim praticantes da modalidade.Pessoas que se têm dedicado ao clube ajudando em dias como o mencionado.
    Vergonha é julgar as pessoas pelas aparências!
    Hoje em dia "mexe-se" num computador como se bebe um copo de água.
    Vê?
    Utilizei a palavra "MEXE-SE" escrita de forma correcta.
    Talvez o/a Atleta possa aprender a escrever com quem sabe.
    Pois é...a sua forma de escrever também pode levar os outros a julgá-lo,e talvez seja só uma questão de aparência!

    ResponderEliminar
  58. Mas que coincidência ninguêm sabia nada acerca do assunto do pavilhão e de repente todos presenciaram o ocorrido

    ResponderEliminar
  59. Quer então dizer que o anónimo das 0:25 também presenciou? Foi muito degradante, não foi?
    E agora, só sorrisos e simpatia. Quem te viu e quem te vê!...

    ResponderEliminar
  60. Visitando pela primeira vez o blog....interessante, muito mesmo. Parabens a menina Noelia:) e aos restantes participantes...e tenham calma, nao se aborreçam nem se ofendam, ponham os olhos na escrita da menina Noelia:) vou passar mais vezes aqui...Nao se esqueçam que nao se pode agradar a gregos e troianos :)
    Ass: Fernanda Pereira

    ResponderEliminar
  61. Cara Fernanda Pereira,

    Agradeço as suas palavras simpáticas e sugiro que visite também o: http://noeliadisse.blogspot.com/

    Cumprimentos,
    Noélia

    ResponderEliminar
  62. Ontem o PSD, hoje o PS e amanhã?!...

    O próximo dia 27 será um dia muito importante para Portugal e para os Portugueses.

    Neste dia iremos dizer que futuro queremos para o nosso país. Eu já me decidi e você já decidiu onde vai colocar o seu voto de esperança e de confiança.

    Nos últimos 35 anos os mesmos de sempre não conseguiram mudar Portugal, não estará na hora de Portugal mudar os mesmos de sempre??????

    A todos os indecisos e descontentes com as mesmas políticas dos mesmos políticos de sempre, deixo aqui um convite para visitarem o site de uma forte e credível alternativa para MUDAR PORTUGAL: www.mudarportugal.pt

    Visite também o Blog do MMS-Algarve:

    http://mmsalgarve.blogspot.com/


    Permitam-me de publique aqui a última mensagem do Presidente do MMS – Movimento Mérito e Sociedade:

    “Caros Amigos,

    Tudo indica que a nota dominante no comportamento eleitoral dos Portugueses no próximo domingo será a abstenção. A manterem-se, o conformismo e a apatia vão possibilitar, uma vez mais, a continuidade de um sistema que beneficia um conjunto muito restrito de interesses em detrimento do desenvolvimento do país e da qualidade de vida das pessoas.
    A regeneração da democracia, as causas, a estratégia do país, e o interesse do cidadão foram totalmente arredados desta campanha, como estão, faz muito, arredados das prioridades dos partidos do arco do poder.
    Temos muito pouco tempo para inflamar o espírito de mudança guardado nas intenções da maioria dos portugueses. Peço-vos mais um esforço no sentido de acordarmos as consciências adormecidas.
    A vossa presença, dos vossos filhos, dos netos, dos familiares e amigos é indispensável no próximo dia 24, 5ª feira pelas 20:30h no Largo de Camões para uma vigília de 40 minutos com velas. Tragam, por favor, 2 velas por pessoa.
    As velas representam a luz da esperança de vermos no domingo uma clara afirmação da vontade de mudar o nosso país, da construção de um futuro mais próspero e justo. Utilizámo-las no apoio à democracia na Polónia e à democracia em Timor. Chegou a hora de o fazer pela democracia perdida em Portugal.
    Conto consigo e com o seu grupo – passe esta mensagem ao maior número de pessoas. É uma acção para todas as idades e todas as gerações. Mudar Portugal é um tema que nos diz respeito a todos.
    Abraço e até lá,
    Eduardo Correia”

    Apelo a que façam uma pausa até domingo e vejam que alternativas há, informem-se e decidam em consciência quem melhor poderá servir (muita atenção eu disse servir e não servir-se de) Portugal.

    Cumprimentos,
    Noélia

    ResponderEliminar
  63. BOMBAAAAAAAAAAAAAAAAA!
    Estejam atentos...ouvi dizer que existe uma gravação audio realizada por um telemóvel onde o Candidato" Massa" numa amena cavaqueira diz o que pensa do seu colega de partido e numero 2 da lista à Camara "Luis Nunes"
    Quêm já ouviu diz que vêm aí uma BOMBA!
    Não sei se será verdade,mas como não à fumo sem fogo....

    Tavira sempre!

    ResponderEliminar
  64. Venha de lá essa BOMMMMMMMMMMMMMMMMMBA!
    Estamos a aguardar...

    ResponderEliminar
  65. Qual foi o candidato do PS que já bem regadinho disse em voz alta e bom som,para quêm quissese ouvir que a Candidatura do Massa e Botelho está a receber uns eurozitos vindos de um empresário lá para os lados de Aveiro...
    O que ele não disse foi o que terão de dar em troca em caso de vitória.
    ai, ai, estes candidatozinhos e esta bebidinha..aiiia..aiai

    ResponderEliminar
  66. Pois é: "in vino veritas"...

    Mas não faço ideia a quem terá fugido a boca para a verdade.

    ResponderEliminar
  67. Alguêm conhecia este dote de repentina " Simpatia" ao Sr.Botelho antes das Autarquicas?
    Pensem nisto e sejam honestos na resposta!
    Quêm consegue ser falso a este ponto só por o poder..consegue-se imaginar o resto.
    E mais, como sabe que não vai ganhar, pode prometer tudo a todos..

    Isto sim é uma grande MENTIRA.

    Ao contrario o Sr. Rui Amaro, não necessita de eleições para ser simpatico ou ajudar o proximo.
    Os cargos que o Sr.Botelho ocupa são todos cargos de nomeação politica, enquanto o Sr.Rui Amaro foi a votos.

    Não duvido do querer fazer do Sr.Botelho, mas a sua restante equipa mete dó...

    Sejamos honestos,Tavira está farta de politicos e dos seus joguitos, tavira necessita de um homem humanista, onde as pessoas estejam em primeiro lugar.
    E meus senhores quanto a isto penso que o Sr.Rui Amaro está muito mais bem colocado do que o Sr.Botelho.

    Fiquem bem...

    ResponderEliminar
  68. A propósito da intemporalidade dos conflitos da educação, aqui vai mais um “conflito” actual. Em Tavira a família Macário continua a surpreender-nos com as suas atitudes “pedagógicas”. Recentemente a encarregada de educação, nervosa que anda com esta coisa da campanha, invade a sala de aula desrespeitando a professora e pessoal não docente, em “defesa” do seu tezourinho, faz peixeirada e não contente humilha uma aluna de 8 anos em frente de todos os seus colegas e em plena sala de aula. Queixa-se ao Agrupamento, pede relatórios, anda numa azáfama total para tentar comprometer pessoal docente e não docente.
    Fazendo parte da Lista de Candidatos do PSD à Câmara Municipal de Tavira, temo pelo futuro da educação em Tavira bem como em Faro.
    Por favor, não há maneira de pôr cobro a estas situações???

    ResponderEliminar
  69. Lave essa boca cheia de mentiras..e já agora pergunte ao seu camarada de partido e presidente de junta (Bely) o que verdadeiramente aconteceu.

    Porque naõ se indigna como certos candidatos do PS tratam as esposas em casa com certos mimos de pancada e que até já têm queixa na policia.

    Fale a verdade!

    ResponderEliminar
  70. Cara Luisa Santos

    Não é "Bely" é "Belhi" ou "Belhy"
    (Não sou do PS, mas conheço o Carlos "Belhi")

    Verdade verdadeira, vamos a ela:

    Há um acontecimento que teve lugar numa das escolas básicas do 1.º ciclo do concelho de Tavira, mais precisamente em Santa Luzia que me incomoda desde o primeiro minuto, e incomoda-me por várias razões:

    - em primeiro lugar porque um professor é suspenso de imediato, sem haver um processo de averiguação sobre o que realmente aconteceu. Num país em que a justiça funciona à velocidade que funciona e em que criminosos ficam não sei quanto tempo até conhecerem a sentença, uma situação destas revela-me prepotência e abuso de poder e naturalmente que me incomoda bastante;

    - pelo que referi atrás já a considero uma situação bastante grave, que se torna ainda mais grave em virtude da pessoa com o poder para suspender o professor ser nada mais nada menos do que o pai da vítima do incidente que leva à suspensão do professor;

    -o ocorrido incomoda-me ainda, por já ter ouvido relatos de que o que sucedeu foi por culpa da vítima que não terá acatado o que o professor pediu aos alunos após terminarem o exercício que estavam a fazer de olhos vendados. Este menino, provavelmente mais irrequieto do que os outros resolveu continuar a brincar com a venda colocada, e o resultado foi um incidente em que este menino se magoou;

    - incomoda-me porque o professor quando se apercebeu já foi tarde, já não lhe foi possível evitar o incidente e ficou com o rótulo de irresponsável;

    Pergunto: Qual será o maior irresponsável nesta ocorrência?

    1 - O pai que condenou e suspendeu o professor de imediato por não ter conseguido evitar o incidente com o filho?

    2 – O professor que no meio de tantos alunos não consegui aperceber-se a tempo de que um aluno não fez o que ele pediu e desacatou uma instrução sua?

    3- O aluno que desrespeitou a instrução dada pelo professor?

    4 – O pai do aluno que aplaudiu a atitude do filho, que aplaudiu o desrespeito do filho pela autoridade do professor, que não tem só aquele aluno para olhar e dirigir a sua atenção?

    5 – O pai do aluno que no fundo está a dizer ao filho que se pode portar mal e fazer o que quer porque o pai é um homem com poder e está ali para o defender e ele que não se preocupe?

    6 – O pai daquele aluno que havia desacatado a instrução dada pelo professor e em consequência disso se magoou e que, ao invés de conversar com o filho e lhe demonstrar que a sua brincadeira é que provocou aquela situação e que para a próxima deve ter mais atenção e fazer o que o professor pede para evitar magoar-se, preferiu encorajar a asneira do filho?

    7- O pai que com esta atitude não está a investir na educação, não só do seu filho, mas na dos outros que assistiram, e dos outros que tomaram conhecimento?

    8- O pai que com esta atitude está, de certa forma, a intimidar os professores que venham a ter o seu filho como aluno caso ele mantenha o poder de os poder suspender?

    9- O pai ausente que compensa o filho com o exemplo errado como forma de acarinhar o filho e o compensar pela sua ausência?

    10- O pai que promove no filho uma falsa sensação de poder, de que poderá fazer asneiras que isso não trará consequências? Então e quando este filho se deparar com a vida real, com os problemas e com as dificuldades e não tiver o pai para o defender, o que será dele?

    Preocupo-me com o futuro deste menino e de todos os meninos e meninas, por isso deixo um apelo a este pai para que aproveite esta deixa para se retratar, ainda vai muito a tempo e lá diz o ditado e não é à toa que “Mais vale tarde do que nunca!”

    ResponderEliminar
  71. Incomoda-me ainda o facto deste menino estar a ser utilizado de uma forma tão pouco respeitadora da sua condição de criança numa campanha política. Incomoda-me as consequências que isto poderá ter no seu desenvolvimento psicológico e no seu futuro como cidadão responsável que esperamos que os nossos meninos e meninas venham a ser (cidadãos responsáveis).

    Incomoda-me bastante que este pai diga que “não podemos deixar passar esta oportunidade de lhes mostrar que queremos que Faro seja um concelho justo, democrático e respeitador da igualdade de oportunidades para todos”, mas que, cá por Tavira, continue a insistir na casmorrice.

    Incomoda-me que este pai dê este exemplo e depois ande por aí a pedir, qual exemplo imaculado, que as pessoas lhe confiem o seu voto.

    Incomoda-me que este pai utilize como ele diz o “sangue na cara do filho” para utilizar isso contra os seus adversários políticos.

    Incomoda-me que este pai, nem por um momento tenha dado o mais pequeno sinal de arrependimento e persista no erro que cometeu.

    Pior do que errar é persistir no erro.

    Queria a verdade?! Parece-lhe que tenha dito alguma mentira?

    ResponderEliminar
  72. Desculpem a minha falta de informaçao, mas porque nao dizem os nomes dos intervenientes???? assimficavamos todos esclarecidos ::::::::
    Ass:Fernanda Pereira

    ResponderEliminar
  73. Os intervenientes são Macário Correia, seu filho (aluno da Escola de Santa Luzia)e o professor suspenso. Certo????

    ResponderEliminar
  74. Certíssimo! Quem mais poderia ser?!...

    Não falei nos nomes dos intervenientes propositadamente, achei que já não era necessário, tem sido um assunto tão badalado e para poupar esta criança que não tem culpa que não lhe dêem o melhor exemplo e não lhe ensinem a ter melhores modos.

    ResponderEliminar
  75. Obg , de facto nao sabia mesmo de quem falavam....a pergunta nao foi para "picar""..

    Bom fim de semana

    Ass_Fernanda Pereira

    ResponderEliminar
  76. O que é que se passa com este Blogue? Não me digam que o Trombone enferrujou? Que pena, um ano sem actividade, é muito tempo!

    ResponderEliminar